STELLANTIS: CONSTRUIR UM LÍDER MUNDIAL DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

download-pdf
download-image
download-all

Amesterdão, 19 de janeiro de 2021 - Celebra-se hoje o nascimento da Stellantis NV [STLA] (“Stellantis” ou “a Empresa” ou “Grupo”), líder mundial para uma nova era de mobilidade sustentável, dedicada a proporcionar a liberdade de movimento, com soluções de transporte distintas, acessíveis e eficientes, posicionadas de forma única, para captar as excitantes oportunidades de uma indústria global em rápida e profunda mudança.



  • Uma nova empresa com a agilidade, criatividade e eficiência que visa captar as oportunidades da nova era de mobilidade, oferecendo soluções inovadoras que ajudarão a mudar a forma como a sociedade se movimenta
  • Um património rico proveniente de marcas automóveis icónicas e repletas de história, de marcas de mobilidade inovadoras e com raízes profundas nas comunidades em que opera
  • Bem posicionada para competir nos mercados globais, através de 39 veículos elétricos disponíveis até ao final de 2021
  • Escala significativa com posições comerciais bem estabelecidas na Europa, América do Norte e América Latina
  • Forte balanço inicial
  • Visando mais de 5 mil milhões de euros de sinergias anuais fixas
  • Estrutura administrativa robusta desde o primeiro dia, dedicada à criação de um valor superior para todos os interessados
  • Compromisso inabalável dos 400.000 colaboradores para superar as expectativas dos consumidores e perseguir a grandeza

 

Amesterdão, 19 de janeiro de 2021 - Celebra-se hoje o nascimento da Stellantis NV [STLA] (“Stellantis” ou “a Empresa” ou “Grupo”), líder mundial para uma nova era de mobilidade sustentável, dedicada a proporcionar a liberdade de movimento, com soluções de transporte distintas, acessíveis e eficientes, posicionadas de forma única, para captar as excitantes oportunidades de uma indústria global em rápida e profunda mudança.

Formada a partir da combinação de dois grupos com fortes antecedentes e finanças sólidas, a Stellantis é uma empresa verdadeiramente global com 400.000 funcionários diversificados, altamente talentosos e experientes, que concebem, desenvolvem, fabricam, distribuem e comercializam veículos e soluções de mobilidade em todo o mundo, ao mesmo tempo que permanecem profundamente enraizados nas comunidades onde vivem e trabalham.

O Conselho de Administração, composto por 11 membros, é liderado pelo Presidente John Elkann. Carlos Tavares, na qualidade de Chief Executive Officer (CEO), lidera uma das mais experientes e bem-sucedidas equipas de gestão da indústria, cuja diversidade, experiência e espírito competitivo estão entre os seus principais pontos fortes. Com um conjunto aprofundado de talento executivo, empenhado incessantemente na melhoria e na inovação, a Stellantis está bem posicionada para continuar o historial de criação de valor das suas empresas fundadoras para todos os interessados, guiada por um princípio comum: desafiar o status quo.

Com uma herança orgulhosa que remonta há 125 anos, a Stellantis acolhe uma carteira completa de marcas com história, que lutaram e conquistaram o pódio no mundo dos desportos motorizados. Fundadas por visionários que as infundiram com paixão e espírito competitivo, essas marcas cobrem todo o espectro de segmentos de mercado, desde veículos de passageiros de luxo, premium e mainstream até carrinhas, SUV, veículos comerciais ligeiros e pick-ups de carga pesada, bem como marcas dedicadas à mobilidade, serviços financeiros, peças e serviços.

A Stellantis já tem uma presença bem estabelecida em três regiões - Europa, América do Norte e América Latina - para além de um potencial significativo inexplorado em mercados importantes como a China, África, Médio Oriente, Oceânia e Índia. Com operações industriais em mais de 30 países, a Empresa tem a capacidade de satisfazer e exceder, eficazmente, as expectativas dos consumidores, de fornecer veículos e de prestar serviços de qualidade inigualável em mais de 130 mercados.

A Stellantis parte de uma posição de força considerável, com margens operacionais robustas que refletem as posições de liderança da empresa na América do Norte, Europa e América Latina. A Empresa espera alavancar a sua dimensão e as suas economias de escala, como potencial para investir em soluções inovadoras de mobilidade para os seus clientes, visando sinergias anuais superiores a 5 mil milhões de euros fixos. Estas estimativas de sinergias serão alcançadas através da implementação de estratégias inteligentes de compra e de investimento, otimizando os sistemas de propulsão e a utilização de plataformas, aplicando um sistema de I&D de ponta e um enfoque contínuo na eficiência de fabrico e de ferramentas. Estas estimativas de sinergias não se baseiam em quaisquer encerramentos de fábricas resultantes da transação.

Nove Comités de Administração assegurarão uma estrutura operacional eficiente desde o primeiro dia, incluindo desempenho e estratégia a nível da Empresa, planeamento, regiões, fabrico, marca e estilo.

A carteira da Stellantis é singularmente adequada para oferecer soluções de mobilidade distintas e sustentáveis de forma a satisfazer as necessidades em evolução dos seus clientes, uma vez que abrangem eletrificação, conectividade, condução autónoma e propriedade partilhada. Com o mercado de veículos elétricos em crescimento constante, a Stellantis está hoje bem posicionada, com 29 modelos elétricos já disponíveis, e planeia introduzir dez veículos adicionais até ao final deste ano.

A Empresa está fortemente empenhada em desempenhar um papel ativo na contribuição para as sociedades em que opera, uma vez que trabalha para alcançar um objetivo a longo prazo de neutralidade de carbono em todos os produtos, fábricas de montagem e outras instalações.

Marcando a ocasião, John Elkann afirmou: "Não é por acaso que a Stellantis nasce, precisamente, quando o nosso mundo requer um novo tipo de empresa automóvel que defenda soluções limpas e inteligentes para proporcionar liberdade de movimentos para todos. A nossa escala e alcance globais proporcionam-nos os recursos para investir em tecnologias de ponta, excelência distintiva e escolha inigualável para os nossos clientes. Mas é a diversidade geográfica e cultural das pessoas da Stellantis que se assume, desde o primeiro dia, como a nossa maior vantagem competitiva. São eles, com a sua energia, os seus conhecimentos e o seu empenho constante, que fazem da Stellantis o que ela é hoje. E são eles que, dia após dia, irão construir uma empresa ainda maior para esta nova era de mobilidade".

Comentando o primeiro dia da viagem da Stellantis, Carlos Tavares afirma: "Este é um grande dia. Um ano após termos anunciado este projeto, nasce a Stellantis, não obstante a perturbação social e económica sem precedentes, causada pela pandemia da COVID-19. Quero agradecer calorosamente a todas as equipas que o tornaram possível e também a toda a força laboral que continuou a fazer avançar as nossas operações durante este ano de exceção. Isto demonstra a agilidade, a criatividade e a adaptabilidade da nossa Empresa, que pretende ser grandiosa e não grande, determinada a ser muito mais do que a soma das suas partes. É também mais um sinal da determinação da nova Empresa em ser um interveniente principal na indústria automóvel neste ambiente em constante mudança, sendo que a Stellantis se dedica a ‘perseguir a grandeza’ e a melhorar o bem-estar dos seus funcionários".

A nova empresa começou ontem, dia 18 de janeiro, a negociar na Euronext (Paris) e na Borsa Italiana (Milão), e hoje a negociar na Bolsa de Valores de Nova Iorque.

Os resultados anuais de 2020 serão anunciados a 3 de março de 2021.

 

Sobre a Stellantis

Stellantis é um dos principais fabricantes mundiais de automóveis e um fornecedor de mobilidade, guiado por uma visão clara: oferecer liberdade de movimento com soluções de mobilidade distintas, acessíveis e fiáveis. Para além do património rico e da ampla presença geográfica do Grupo, os seus maiores pontos fortes residem no seu desempenho sustentável, na profundidade da sua experiência e nos amplos talentos dos seus funcionários que trabalham em todo o mundo. A Stellantis irá alavancar a sua vasta e icónica carteira de marcas, no espírito dos visionários que infundiram as marcas com paixão e um espírito competitivo dirigido tanto os funcionários como aos clientes. A Stellantis aspira a tornar-se a mais grandiosa empresa da sua indústria, não a maior, ao mesmo tempo que cria valor acrescentado para todos os interessados, bem como para as comunidades em que opera.

 

DECLARAÇÕES PROSPETIVAS

Este comunicado contém declarações prospetivas. Particularizando, estas declarações prospetivas incluem declarações relativas ao desempenho financeiro futuro e as expectativas da FCA e da PSA (as “Partes”), quanto à realização de determinadas métricas orientadas em qualquer data ou período futuros são declarações prospetivas. Essas declarações podem incluir termos como “pode”, “será”, “esperadas”, “poderia”, “deveria”, “têm como intenção”, “estimar”, “antecipar”, “crer”, “ficar”, “encaminhado”, "criar”, “meta”, “objetivo”, “previsão”, “projeção”, “perspetivas”, "plano" ou termos similares. As declarações prospetivas não são garantias de performance futura. Em vez disso, baseiam-se no estado atual de conhecimento das Partes, nas expectativas futuras e nas projeções de eventos futuros e estão, pela sua natureza, sujeitas a riscos e incertezas inerentes. Estão relacionadas com acontecimentos e dependem de circunstâncias que podem ou não ocorrer ou existir no futuro e, como tal, não se deve depositar nelas uma confiança indevida. 

Os resultados reais podem diferir materialmente dos expressos nestas declarações prospetivas devido a diferentes fatores, incluindo o impacto da pandemia da COVID-19, a capacidade do Grupo de lançar novos produtos com sucesso e de manter os volumes de entrega de veículos; alterações nos mercados financeiros globais, ambiente económico geral e alterações na procura de produtos automóveis, que está sujeita aos respetivos ciclos; alterações nas condições económicas e políticas locais, alterações na política comercial e na imposição de tarifas ou tarifas globais e regionais destinadas à indústria automóvel, a promulgação de reformas fiscais ou outras alterações nas leis e regulamentos fiscais; a capacidade do Grupo de expandir algumas das suas marcas a nível global; a capacidade do Grupo para oferecer produtos inovadores e atrativos, a capacidade do Grupo para desenvolver, fabricar e vender veículos com características avançadas, incluindo uma melhor eletrificação, conectividade e características de condução autónoma; vários tipos de reclamações, processos judiciais, investigações governamentais e outras contingências, incluindo responsabilidade pelo produto e reclamações de garantia, e reclamações ambientais, investigações e processos judiciais; despesas operacionais materiais em relação ao cumprimento dos regulamentos ambientais, de saúde e segurança; o nível intenso de concorrência na indústria automóvel, que pode aumentar devido à consolidação; a exposição a falhas no financiamento dos planos de pensões de benefícios definidos do Grupo; a capacidade de fornecer ou obter acesso a financiamento adequado para concessionários e clientes retalhistas e riscos associados relacionados com o estabelecimento e operações de empresas de serviços financeiros; a capacidade de aceder a financiamento para executar os planos de negócios do Grupo e melhorar os seus negócios, condição financeira e resultados de operações; um mau funcionamento significativo, interrupção ou quebra de segurança que comprometa os sistemas de tecnologia da informação ou os sistemas de controlo eletrónico contidos nos veículos do Grupo; a capacidade do Grupo de produzir os benefícios previstos de acordos de “joint venture”; perturbações resultantes de instabilidade política, social e económica; riscos associados às relações do Grupo com trabalhadores, concessionários e fornecedores; aumentos de custos, perturbações do fornecimento ou escassez de matérias-primas; desenvolvimentos nas relações laborais e industriais e desenvolvimentos na legislação laboral aplicável; flutuações cambiais, alterações de taxas de juro, risco de crédito e outros riscos de mercado; agitação política e civil; terramotos ou outros desastres; o risco de as operações do Grupo não serem integradas com sucesso e outros riscos e incertezas.

Quaisquer declarações prospetivas contidas na presente comunicação referem-se apenas a partir da data deste documento e o Grupo renuncia a qualquer obrigação de atualizar ou rever publicamente as declarações prospetivas. Mais informações sobre o Grupo e as suas empresas, incluindo fatores que possam afetar materialmente os resultados financeiros do Grupo, estão incluídas nos relatórios e registos da FCA junto da Comissão de Títulos e Câmbios dos EUA (incluindo a declaração de registo no Formulário F-4 que foi declarado eficaz pela SEC em 20 de novembro de 2020), os registos da AFM e do CONSOB e do PSA junto da AMF.

Scroll